terça-feira, 8 de setembro de 2015

Vikings. Sua História e cultura



Os vikings são uma antiga civilização originária da região da Escandinávia, que nos dias atuais compreende o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega. Também conhecidos como nórdicos ou normandos, eles constituíram uma rica cultura que se desenvolveu devido à atividade agrícola, o artesanato e um notável comércio marítimo.

A vida dos vikings voltada basicamente para os mares também colaborou para que a pirataria se tornasse outra importante atividade econômica destes povos. Em várias invasões realizadas pela Europa Continental, os vikings saquearam e conquistaram terras, especialmente na região da Bretanha, que hoje abriga do Reino Unido. O apogeu da civilização viking ocorreu entre os séculos VIII e XI.

A invasão à Bretanha ocorreu no final  do século VIII. No ano de 865, um potente exército de vikings dinamarqueses deu início a uma guerra que teve como resultado a conquista de grande parte das terras britânicas. Em razão disso, ocorreu à consolidação do Danelaw, um extenso território viking que incluía as regiões Centro-norte e Leste da Bretanha. Neste mesmo período, os vikings prosseguiram com a expansão por terras escocesas.

A principal autoridade política entre os vikings era o rei. Em seguida, vinham  os condes e chefes tribais (Earl) (Jarl) que por sua vez também desfrutavam de grande prestígio e poder de comando entre a população. O poder de decisão entre os vikings contava com a presença deles que, reunidos, debatiam a elaboração de suas leis próprias e as punições a serem aplicadas contra os criminosos.

Na área religiosa, aos vikings é atribuída rica mitologia povoada por vários deuses sempre adorados nos eventos coletivos. Várias histórias envolvem a luta entre os deuses nórdicos ou o embate entre as divindades e os gigantes. Odin por exemplo,  era adorado como “o Deus dos deuses”. Thor era a divindade mais popular,  tinha poder sobre os céus e protegia os vikings. Porém, ao longo da Idade Média, diante do processo de cristianização da Europa, os vikings foram lentamente convertidos a essa religião. Por fim, a dissolução da cultura viking ocorreu entre os séculos XI e XII. 

Diante de inúmeros conflitos contra os nobres da Normandia e os ingleses acaba-se por estabelecer o fim desta civilização, entretanto, ainda se encontra presente em algumas manifestações da cultura europeia.

Etimologia



Hoje, de um modo um tanto controverso, a palavra viking também é usada como um adjetivo que se refere aos escandinavos da época; a população escandinava medieval é denominada frequentemente pelo termo genérico "nórdicos".
Os vikings não usavam a palavra viking para se referirem a si próprios. A rara ocorrência da palavra em pedras rúnicas é sobretudo na expressão i viking , significando "em viagem de comércio, de pirataria, de expedição guerreira". Nas terras atingidas pelos vikings eram usados vários termos para os designar :
  • Os Ingleses chamavam-nos de dinamarqueses, pagãos, e mais raramente de vikings.
  • Os Francos denominavam-nos de nórdicos ou de dinamarqueses.
  • Os Irlandeses designavam-nos de pagãos ou de estrangeiros.
  • Na Europa Oriental apelidavam-nos de rusvarangianos ou varegues.

Na próxima postagem sobre esse povo falaremos mais sobre

Registros históricos


Expansão


A era viking


Declínio


Sociedade: Abordando sobre:



Mitologia e religião 

Cultura dos vikings



Até mais pessoal

2 comentários:

  1. Bacana este post, fala de uma maneira direta e sem muitas alegorias ou informções incoerentes, continuem assim!
    Alias, sou historiador, se precisar de ajuda na pesquisa ou em algo do tipo, pode escrever um email para> rafaelmanarin@unesc.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço imensamente o seu comentário, e sua oferta.
      Não vou recusar de forma alguma.

      Excluir